logotipo tvi24

Oito razões saudáveis para beber cerveja

Consumo regular e moderado pode ser bom para a saúde. Veja como

Por: Redacção / Allison Van Dusen/Forbes    |   2008-04-28 20:48

Anda à procura de uma boa desculpa para beber uma cerveja?
Não é preciso esperar por nenhuma data festiva. Na verdade, uma década de investigações no campo da saúde demonstra que o consumo regular e moderado de cerveja - um a dois copos de 35cl por dia para os homens e um para as mulheres - pode ser bom para a saúde, especialmente se estiver a debater-se com algumas das doenças mais comuns relacionadas com o envelhecimento.

Os peritos referem que quando se fala dos benefícios do álcool para a saúde as pessoas pensam imediatamente no vinho, principalmente devido ao paradoxo francês, uma nítida referência à reduzida taxa de doenças cardíacas em França apesar de existir uma alimentação rica em gorduras saturadas. A ideia é que pequenos goles diários de Merlot fazem a diferença.

Fotografia: Oito Razões Saudáveis para Beber Cerveja
Fotografia: Dez Curas Testadas e Comprovadas para a Ressaca
Fotografia: 10 Formas de Enganar a Morte
Fotografia: Passos Básicos para Melhorar a Alimentação
Fotografia: As 7 Complicações Hospitalares Mais Assustadoras
Fotografia: 10 Tendências de Saúde que Não Pode Ignorar

Mas vários estudos estão a demonstrar que o consumo moderado de álcool, incluindo cerveja, pode ter semelhantes efeitos benéficos para o coração, incluindo a redução em 30 a 35% da probabilidade de ataques cardíacos nos homens quando comparados com os abstémios.

«O vinho ainda está em alta, mas a cerveja merece a mesma aclamação», afirma Charlie Bamforth, Director e Professor do Departamento de Ciências e Tecnologia Alimentar da University of California, Davis.

A curiosidade em torno dos efeitos benéficos da cerveja tem vindo a crescer durante os últimos oito a dez anos, juntamente com um aumento da popularidade das cervejas artesanais - geralmente definidas como produtos dos cervejeiros que produzem menos de 2 milhões de barris por ano, refere Nancy Tringali Piho, porta-voz da National Beer Wholesalers Association.

Ao contrário das cervejas produzidas em massa, as cervejas artesanais tendem a ser produzidas dando-se uma especial atenção ao sabor, aparência e aroma. O seu carácter apelativo atraiu um público do segmento alto do mercado que está curioso acerca da bebida e quer saber se os seus benefícios para a saúde são idênticos aos do vinho.

As notícias são boas, especialmente para os baby boomers, muitos dos quais estão a lidar com problemas de obesidade e elevada pressão arterial, um dos principais factores de risco para as doenças cardíacas e enfartes.

Partilhar
EM BAIXO: Razões para beber cerveja
Razões para beber cerveja

Massamá: tribunal manda libertar jovem que esfaqueou colegas
Menor esteve internado seis meses num centro educativo em Coimbra
Guardas prisionais denunciam falta de condições nas cadeias
Prisões estão cada vez mais sobrelotadas e com menos trabalhadores
Mais de 5.500 militares da GNR vão patrulhar as estradas na Páscoa
Na operação «Páscoa 2013» da GNR registaram-se 793 acidentes, dos quais resultaram oito vítimas mortais
EM MANCHETE
Direitos humanos atravessam «crise sem precedentes»
Aumentaram casos graves de corrupção, impunidade, racismo, discursos de ódio e discriminação na Europa
Portugal exporta 40% da produção de frutas e legumes
Tabaco, álcool, sal e açucar na mira do Governo