Uma baleia morta foi avistada na Costa da Caparica, na zona da Fonte da Telha, confirmou a Polícia Marítima de Lisboa à TVI24.

De acordo com o comandante Coelho Gil, Capitão do Porto de Lisboa, a baleia "tem cerca de 13 metros". O cetáceo é visível da praia, mas não há perigo para os banhistas.

De acordo com a Polícia Marítima, o animal está a afastar-se da costa, encontrando-se a cerca de uma milha náutica (dois quilómetros) da praia. A Polícia Marítima está no local para acompanhar o afastamento.

As autoridades estão agora a tentar decidir o que fazer quanto ao animal, tendo já sido contactado o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Em declarações à TVI24, Luís Martins, operador de uma empresa marítimo-turística conta que estava a navegar quando viu um vulto grande no mar.

"Parecia um barco virado ao contrário, mas quando nos aproximámos vimos que era uma baleia morta, já em estado de decomposição", conta.

Segundo Luís Martins, que alertou as autoridades quando avistou o animal, as correntes estão a deslocar o animal para o lado da Praia Dezanove.