O incêndio que lavrava desde sexta-feira em Santo António de Monforte, no concelho de Chaves, está dado por dominado, informa a Proteção Civil que dá conta de oito outros fogos no território continental.

A Proteção Civil registava às 18:35 oito incêndios no território continental, três no distrito de Vila Real, três em Viana do Castelo e outros dois em Viseu, um deles, a lavrar desde quarta-feira na Serra do Caramulo.

No distrito de Viseu, na serra do Caramulo, em Silvares, as chamas que ardem em zona de mato desde quarta-feira estão a ser combatidas por 339 operacionais com o apoio de 95 veículos e três helicópteros.

Ainda em Viseu, 229 efetivos apoiados por 73 viaturas combates as chamas que ardem desde quinta-feira em Várzea da Serra, no concelho de Arouca, de acordo com a informação disponibilizada pela Proteção Civil na Internet.

No distrito de Vila Real lavram três incêndios, repartidos pelos concelhos de Chaves, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. O fogo em Santo António de Monforte, que foi combatido por 65 operacionais com o apoio de 15 veículos e dois helicópteros, está dominado.

Em Calvão, no concelho de Chaves, 99 operacionais combatem as chamas que ardem em zona de mato, com o apoio de 31 veículos e dois aviões bombardeiros.

Em Valpaços, em S. Pedro de Veiga doe Lila, 15 efetivos com o apoio de cinco viaturas combatem as chamas que lavram desde as 15:20 de hoje.

Ainda no distrito de Vila Real, nos lugares de Soutelinho do Mezio e Telões, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, as chamas que lavram desde as 07:39 estão a ser combatidas por 158 efetivos com o apoio de 40 viaturas.

No distrito de Viana do Castelo as chamas que lavram desde este sábado de manhã nos lugares de Ponte de Ervideira e Padroso, no concelho de Arcos de Valdevez, estão a ser combatidas por 43 efetivos apoiados por 12 veículos e um helicóptero de ataque inicial, de acordo com a mesma fonte.

No mesmo concelho minhoto, nos lugares de S. Sebastião e Cabreiro, as chamas que lavram desde as 13:00 deste sábado estão a ser combatidas por 38 efetivos com o apoio de nove veículos.

Ainda no distrito de Viana do Castelo regista-se um outro fogo nos lugares de Outeiro e Moreira do Lima, no concelho de Ponte de Lima que está a ser combatido por 12 operacionais com o apoio de duas viaturas, de acordo com a mesma fonte.