Algumas habitações dos concelhos de Mortágua e de Anadia foram evacuadas, por precaução, devido ao incêndio que lavra naquela zona desde o princípio da tarde de sábado, disse hoje à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Na povoação de Santa Cristina, no município de Mortágua, foram deslocados sete idosos, que, entretanto, foram alojados no lar da Santa Casa da Misericórdia daquela vila do distrito de Viseu, onde pernoitarão, disse à Lusa o comandante Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Casas dispersas e isoladas foram igualmente evacuadas, adiantou Pedro Araújo, precisando que no caso da aldeia de Escoural, no concelho de Anadia (distrito de Aveiro), que esteve cercada pelas chamas, os habitantes não foram retirados por os responsáveis terem considerado ser melhor fazer a proteção das habitações da localidade, com a deslocação de meios para o local.

Durante o combate às chamas, que tiveram origem em povoamento florestal da freguesia de Espinho, no concelho de Mortágua, pelas 14:14 de sábado, um homem, residente naquela região, sofreu queimaduras ligeiras nos membros superiores, tendo sido transportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra.

O Plano Municipal de Emergência de Mortágua foi ativado pelas 19:50 de sábado, no sentido de mobilizar e facilitar a deslocação de todos os meios disponíveis no concelho para auxiliarem nas operações de combate ao fogo, acrescentou.