Duas pessoas foram transportadas ao hospital por “inalação de fumo”, na sequência do incêndio que obrigou a evacuar um lar de idosos e outro edifício em Aveiro e que foi “dominado às 14:35”, informou fonte da Proteção Civil.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, o incêndio começou pelas 12:50 “num carro estacionado na garagem do prédio situado ao lado do lar de idosos” e, numa primeira fase, “devido ao fumo” e por se desconhecer “a origem exata das chamas”, foram evacuados ambos os prédios da rua Nova, na freguesia da Glória, concelho de Aveiro.

Pelas 14:35, o incêndio estava dominado, decorrendo uma operação de “ventilação para retirar o fumo” dos edifícios, indicou a mesma fonte do CDOS de Aveiro, acrescentando ter a indicação de que, findos os trabalhos, os moradores e os idosos poderão regressar aos locais onde se encontravam antes do fogo.

A mesma fonte do CDOS apontou apenas para problemas causados pelo fumo e não conseguiu precisar quantas pessoas foram retiradas do lar de idosos e do prédio de habitação em cuja garagem começou o fogo.

O alerta para esta situação foi dado pelas 12:51.

De acordo com a página da Internet da Proteção Civil, numa primeira fase o fogo foi combatido por 16 homens e seis viaturas.

Pelas 14:40, a mesma página indicava estarem no local 28 homens e dez viaturas