O incêndio florestal que lavrava na serra de Santa Luzia desde a manhã de domingo foi dominado esta segunda-feira de madrugada, informa o portal da Proteção Civil.

De acordo com a informação, o incêndio foi dominado às 04:20, quando estavam no teatro de operações um total de 49 elementos, apoiados por 19 viaturas.

O fogo começou pelas 11:00 de domingo em Outeiro e alastrou às localidades de Perre e Meadela, junto à cidade de Viana do Castelo, chegando a ser combatido por mais de uma dezena de corporações de bombeiros dos distritos de Viana do Castelo e de Braga.

A circulação na A28, em Viana do Castelo, chegou a estar condicionada durante a tarde de domingo devido ao forte fumo que também se fez sentir no centro da cidade. As chamas chegaram a estar próximas de terrenos agrícolas e de casas na freguesia de Outeiro, onde foram colocados meios dos bombeiros como medida de precaução.

Quatro concelhos em risco muito elevado

Quatro concelhos dos distritos de Faro, Coimbra e Castelo Branco apresentam esta segunda-feira risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sob risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra) e Covilhã (castelo Branco).

De acordo com o IPMA, há também vários concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu e Viana do Castelo em risco elevado de incêndio.