Um incêndio destruiu hoje uma habitação na cidade de Pombal, provocando dois desalojados, informou o comandante operacional municipal José Costa.

«Trata-se de uma casa de rés-do-chão e primeiro andar que ficou totalmente destruída, onde vivia um casal que vai ficar em casa do filho», disse José Costa, também comandante dos Bombeiros Voluntários de Pombal, adiantando que a casa se situa junto de outras habitações de construção antiga.

Segundo o responsável, «são casas nas quais o soalho é de madeira, portanto com uma carga combustível muito grande, uma espécie de ilha de habitações velhas rodeada por edifícios mais recentes», salientando que «houve necessidade de proteger as casas envolventes».

«Conseguimos confinar o incêndio à habitação que, quando chegámos, estava tomada pelas chamas», disse José Costa, acrescentando, às 19:30, que se procedia ao rescaldo, trabalho que vai demorar mais tempo «porque se trata de uma intervenção minuciosa devido à elevada carga térmica».

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o alerta para o incêndio foi feito às 17:40, tendo acorrido ao local dez veículos com 24 operacionais dos bombeiros, PSP e Serviço Municipal de Proteção Civil.

As causas do incêndio são desconhecidas.