Os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro e a região autónoma da Madeira estão hoje sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido a previsões de tempo quente.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Segundo o IPMA o aviso mantém-se até sexta-feira, dia 18.

As previsões do IPMA apontam para temperaturas máximas nos próximos dias acima dos 30.º nos distritos do continente, e muito próximas dos 40.º nos distritos do interior. Para a região autónoma da Madeiras as previsões apontam para máximas a rondar os 30.º.

Incêndios: três distritos apresentam hoje risco máximo

Portugal continental tem hoje três distritos em alerta máximo de incêndio, segundo as informações disponíveis na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Guarda, Castelo Branco e Faro são os distritos em risco máximo de incêndio.

À exceção do distrito do Porto, todo o restante território continental se encontra em risco elevado ou muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Pelas 7:00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil indicava quatro fogos de grandes dimensões, em Mação, distrito de Santarém, Vila de Rei (Cas