Um exercício de Físico-Química de um livro de atividades do 9.º ano está a gerar polémica e a editora Areal já apresentou um pedido de desculpas.

No enunciado do problema lê-se: “O Diogo largou um gato da varanda do seu quarto, situada a cinco metros do solo”. A partir de aí, e sabendo que o gato tem uma massa de quatro quilos, os alunos têm de indicar a intensidade da força aplicada ao gato durante a queda e o valor da velocidade com que este chega ao solo.



O problema foi partilhado no Facebook e depressa chegou a outras redes sociais e blogues, gerando várias reações de indignação, que põem em causa o valor pedagógico do problema.

“Acho que a tentativa de originalidade e tornar o ensino divertido é levada longe demais. Ou nem devia existir, aprender não é isto”, escreveu Luísa Coelho, a utilizadora que fez a publicação original.

A editora do livro "Zoom 9", a Areal, já pediu desculpas, afirmando no Facebook que se trata de “um exemplo infeliz, que em nada se coaduna" com a sua postura  "e que passou despercebido às várias pessoas que produziram e reviram o texto”.
 
 

Hoje, dia 21 de maio, surgiram nas redes sociais considerações menos positivas sobre um exercício de Física que envolvia...

Posted by Areal Editores on Thursday, May 21, 2015
 
O assunto foi tema do programa "Mixórdia de Temáticas" da Rádio Comercial, que pode ver esta sexta-feira nas Notícias das 19:00, na TVI24.