As figuras mais seguidas e referidas nas redes sociais são personalidades da TVI, à exceção de Cristiano Ronaldo. Esta é a conclusão de um estudo da Marktest, intitulado “Os Portugueses e as Redes Sociais”.

À semelhança do que se verificou no ano passado, Cristiano Ronaldo e Cristina Ferreira são os líderes do top 5 das personalidades que fazem mais sucesso nas redes sociais em 2017, aos quais se juntam Manuel Luís Goucha, Rita Pereira e Nuno Markl.

De acordo com o estudo, 46% dos utilizadores das redes sociais são fãs ou seguem figuras públicas, um valor que aumenta para 62% nos mais jovens, dos 15 aos 24 anos.

A rede social onde os utilizadores mais seguem os famosos é o Facebook, seguido do Instagram e do Youtube.

As fotografias são o conteúdo mais apreciado nas páginas das figuras públicas, registando 65,3% das preferências. Pensamentos, opiniões, vídeos, comentários sobre a atualidade e textos humorísticos ocupam os lugares seguintes.

A interação mais comum entre os fãs e as figuras públicas que seguem nas redes sociais são os “gostos”. Em segundo lugar está a partilha de publicações. Apenas 18,6% dos fãs diz comentar os posts das personalidades que acompanham.

A informação foi recolhida através de uma entrevista online, realizada entre os dias 19 de julho e 7 de agosto deste ano. Foram feitas 818 entrevistas a indivíduos com idades entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais.

Este estudo já é realizado desde 2011 e tem como objetivo conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses em relação às redes sociais.