Mais de 1.300 rastreios à taxa de alcoolemia e 392 inquéritos de sensibilização para o cancro da pele foram efetuados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na 17.ª edição do festival Sudoeste, que terminou de madrugada.

Estes números constam de um comunicado enviado hoje pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, através do programa «Saúde mais próxima», esteve presente naquele festival com um pavilhão destinado a promover ações de sensibilização.

Além dos 1.332 rastreios à taxa de alcoolemia e dos 392 inquéritos de sensibilização para o cancro da pele, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa registou ainda a inscrição de 210 pessoas para a área de voluntariado da instituição, sendo que os inscritos de fora de Lisboa serão encaminhados para outras Misericórdias portuguesas, acrescenta a mesma nota.

A coordenadora do programa «Saúde mais próxima», explicou à Lusa que a iniciativa realizada no festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar, Odemira, «teve uma aceitação surpreendente, ninguém disse não ao programa de rastreio do cancro da pele e de álcool no sangue».

Trinta por cento das pessoas testadas não apresentavam álcool no sangue e «a taxa mais alta registada foi de 3,08 gramas» de álcool por litro de sangue, acrescentou a responsável. Até sábado, 344 pessoas tinham respondido ao inquérito sobre cancro da pele e 1.123 pessoas tinham sido submetidas a testes de alcoolemia.

Os testes foram realizados por quatro enfermeiros no recinto do festival, no campismo e no canal e incidiram a indivíduos com idades compreendidas entre os 16 e os 60 anos.

«Sensibilizar as pessoas e ensiná-las que não devem estar sozinhas quando apresentam elevadas taxas» foram objetivos da iniciativa.

A Lusa contactou, entretanto, o tenente-coronel Candeias, da GNR de Beja, no sentido de obter os dados finais de ocorrências registadas pela Guarda Nacional Republicana edição do festival, mas estes só serão disponibilizados depois das 12:00.

Janelle Monáe, Pitbull, Calvin Harris, Fatboy Slim, Cee Lo Green, Capleton, Soja, Richie Campbell e Expensive Soul foram alguns dos nomes do cartaz da edição dete ano do Sudoeste, que começou no dia 07 e terminou na madrugada de hoje na Herdade da Casa Branca.