logotipo tvi24

Milhares assistem ao cortejo da Flor na Madeira

Carros alegóricos e figurantes percorreram as avenidas da marginal do Funchal

Por: tvi24 / PB    |   2012-04-22 20:36

Milhares de pessoas, entre turistas e madeirenses, assistiram este domingo à passagem do cortejo alegórico da «Festa da Flor». O desfile percorreu as avenidas da marginal da cidade do Funchal.

A Festa da Flor, um dos mais importantes cartazes turísticos da região, começou no dia 19 e termina a 25 de Abril. O programa da Festa está subordinado ao tema «Hino à Madeira em Flor».

A marginal da cidade do Funchal foi este domingo à tarde invadida pela beleza e cores das flores, 80% de produção regional. Pelas avenidas passaram 1.400 figurantes e nove carros alegóricos.

«Madeira guarda-joias da Europa» (Grupo João Egídio), «bonecas-flores da Madeira» (Escola de Samba Caneca Furada), «flores de encantar» (Associação de Animação Geringonça), «do mar à ilha das flores» (Fábrica de Sonhos), «memórias e tradições de mãos dadas com as flores» (Turma do Funil), «Madeira, the masterpiece» (Associação Fura Samba), «onze concelhos em cor» (Associação desportiva e Cultural e Recreativa Bairro da Argentina), «disco» (Chico & Companhia) e «gloriosa» (grupo Isabel Borges) foram os temas dos projetos que os nove grupos apresentaram aos residentes e visitantes.

Os carros, abundantemente decorados com várias espécies de flores, arrebataram palmas das pessoas que, alinhadas nos passeios, assistiram à passagem do cortejo.

O Governo Regional da Madeira investiu este ano 270 mil euros. «Em termos de investimento, a estimativa do custo final da Festa da Flor 2012 representa uma diminuição de 40 mil euros em comparação com o ano passado, menos 13 por cento», precisou a secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, na conferência de imprensa da apresentação do programa.

A governante disse ainda que «a taxa de ocupação hoteleira média ronda os 87%».

Partilhar
FOTOGALERIA:

Festa da Flor na Madeira (HOMEM GOUVEIA/LUSA) EM CIMA: Festa da Flor na Madeira (HOMEM GOUVEIA/LUSA)

Urgência de Neurologia em Aveiro vai fechar
PCP responsabiliza Governo por «situação absurda» na urgência de neurologia de Aveiro
Acidente com ambulância condiciona A24
O acidente ocorreu às 07:50, no sentido Vila Real - Lamego
Comissão Europeia diz que Governo tem de avaliar riscos do amianto
Ambientalistas alertam para a falta de vigilância dos trabalhadores do Estado expostos ao amianto
EM MANCHETE
Guiné Equatorial aceite na CPLP
País entrou por consenso sem que tenha havido uma votação. Teodoro Obiang deve explicar os passos já dados e previstos para cumprir as condições de adesão
«Crato conseguiu vitória com truque bastante ordinário»
RioForte avança com pedido de falência no Luxemburgo