O presidente do Instituto de Avaliação Educacional (Iave), Helder Sousa, adiantou esta quarta-feira que estão inscritos «aproximadamente 13.500» candidatos à realização da prova de avaliação de conhecimentos e capacidades (PACC) dos professores.

Em resposta enviada à agência Lusa, o responsável pelo organismo que coordena a realização da prova informou que «o número de candidatos que se encontram inscritos para a realização da PACC é de aproximadamente 13.500».

A Lusa questionou ainda o antigo diretor do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), e já nomeado presidente do conselho diretivo do IAVE ¿ organismo que substitui o GAVE ¿, em relação ao total de docentes inscritos que pediram a anulação da inscrição e ao total dos que já pediram a devolução dos 20 euros do custo da inscrição, entre outras questões, mas não obteve resposta.

A realização da primeira parte da PACC, referente à componente comum da prova, está marcada para dia 18 de dezembro, estando também agendada, para esse dia, uma greve de professores, convocada pela Federação Nacional de Professores (Fenprof), em contestação a esta avaliação.