A GNR apreendeu 2.892 artigos contrafeitos, avaliados em 131.435 euros,na feira semanal de Tondela. A operação ocorreu na segunda-feira, sendo que foram identificados 12 suspeitos.

"A apreensão foi efetuada no decorrer de uma operação na feira semanal de Tondela, tendo sido apreendido diversas peças de roupa, calçado e carteiras", lê-se em comunicado.

O Departamento de Investigação e Ação Penal do Tribunal Judicial da Comarca de Viseu já foi informado da situação.

A operação foi desenvolvida pelo Comando Territorial de Viseu, através do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, e contou com o apoio de militares do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da Unidade de Intervenção e do Destacamento de Ação Fiscal de Coimbra.

ASAE faz apreensões em veículos de mercadorias

Também a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que desenvolveu, nas duas últimas semanas, várias ações de fiscalização direcionadas à interceção em trânsito e inspeção de veículos de transporte de mercadorias. Essas operações decorreram nos concelhos de Guimarães, Seixal, Leiria e Loulé, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal.

O principal objetivo foi a verificação de transporte de produtos contrafeitos e o controlo da documentação da mercadoria transportada.

Foram instaurados oito processo-crime por venda e circulação de artigos contrafeitos e apreendidos cerca de 8.780 mil artigos, designadamente vestuário, calçado e malas, num valor global que ascendeu a cerca de 134 mil euros.

"A intervenção da ASAE, que teve ainda a colaboração da GNR e da PSP locais, na fase de transporte de mercadorias, com o objetivo de combater, de forma mais eficaz, a economia paralela, interrompendo assim o circuito de comércio destes produtos", lê-se em comunicado.