A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que será o ícone das Jornadas Marianas em Roma, vai «ocupar um lugar como um passageiro» durante a viagem de avião, informou esta quarta-feira à agência Lusa o Santuário de Fátima.

Uma comitiva de nove pessoas, liderada pelo reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, acompanha a imagem, que «não irá no porão» do avião, sublinhou a instituição, adiantando que à chegada ao aeroporto de Fiunmicino, a 12 de outubro, «a imagem será levada em helicóptero para a Praça de São Pedro, para o acolhimento do papa».

A delegação integra três elementos do Grupo de Vigilantes do Santuário, que farão a guarda mais próxima à imagem: dois levarão o estojo com a imagem e um outro o estojo da coroa.

Os papas Bento XVI e Francisco pediram que a imagem fosse o ícone da Jornada Mariana, que decorre em Roma, nos dias 12 e 13 de outubro, uma das últimas atividades inseridas no calendário oficial da Santa Sé para a celebração do Ano da Fé.

A primeira solicitação partiu do agora papa emérito Bento XVI, sendo posteriormente reforçada pelo atual líder da Igreja Católica.

O Santuário de Fátima contava já participar na Jornada Mariana, pelo que, frisou o reitor, é «com redobrada alegria que acolhe o convite para que a imagem de Fátima seja o ícone mariano escolhido pelo papa nesse encontro internacional», que congrega associações, movimentos e lugares que, no mundo, estão ligados à devoção a Maria.

Em carta dirigida ao bispo de Leiria e Fátima, António Marto, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Rino Fisichella, salientou que «é um desejo vivo do Santo Padre que a Jornada Mariana possa ter como especial sinal um dos ícones marianos entre os mais significativos para os cristãos em todo o mundo», motivo pelo qual se pensou «na amada estátua original de Nossa Senhora de Fátima».

No dia 13 de outubro, junto da Imagem de Nossa Senhora, o papa Francisco irá fazer a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.

O santuário adiantou que, no seu lugar, na Capelinha das Aparições, ficará a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima que está atualmente à veneração dos fiéis na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

«A escolha da imagem de Nossa Senhora de Fátima honra-nos e alegra-nos muito. É também uma grande responsabilidade para o Santuário de Fátima que tem como missão difundir a mensagem e a devoção a Nossa Senhora», salientou à Lusa o reitor do Santuário de Fátima.

Na comitiva liderada pelo reitor Carlos Cabecinhas, destaque para a presença do «chefe de gabinete da Casa Episcopal de Leiria, Vítor Coutinho, (...) e da irmã Ângela Coelho, postuladora para a Causa da Canonização de Francisco e Jacinta».