A 43.ª edição da ModaLisboa arranca esta sexta-feira, no Pátio da Galé, com a apresentação das coleções para a primavera do próximo ano dos jovens que integram a plataforma Sangue Novo, de Alexandra Moura e de Ricardo Preto.

Sob o tema «Legacy» («Legado»), os desfiles arrancam pelas 18:00, no Pátio da Galé, na Praça do Comércio, com a plataforma Sangue Novo, mostra de novos talentos.

Num desfile coletivo, 12 jovens designers de moda, oito em nome individual (Olga Noronha, Catarina Oliveira, Inês Duvale, Juliana Cunha, Nair Xavier, Cristina Real, Andrea Lazzari e Joaquim Correia) e quatro em dupla (Banda, de Aloísio Rodrigues e Tiago Loureiro, e Rua 148, de Elisa Boto e Francisca Veiga) vão apresentar as suas criações.

Para as 20:30 está marcado o desfile de Alexandra Moura e para as 22:00 o de Ricardo Preto, este nos Paços do Concelho, na Praça do Município.

Os desfiles são acessíveis apenas por convite, mas a ModaLisboa tem iniciativas abertas à população em geral.

Nos Paços do Concelho, a partir das 21:30 de hoje, é possível visitar a exposição de fotografia ‘WorkStation’, que irá sendo construída enquanto decorre a ModaLisboa, com trabalhos de Arlindo Camacho, Carla Pires, Pedro Duarte Jorge e Ricardo Santos.

Também nos Paços do Concelho, mas na Sala do Arquivo, entre as 16:00 e as 21:00 de hoje e entre as 15:00 e as 21:00 de sábado e de domingo, estará aberto ao público o Wonder Room, com quinze pontos de exposição e venda, que incluem três dos jovens do Sangue Novo: Catarina Oliveira, Cristina Real e Nair Xavier.

A ModaLisboa decorre até domingo.