Um recluso condenado por roubo evadiu-se esta segunda-feira do Estabelecimento Prisional de Leiria, conhecido por ‘prisão escola', disse à agência Lusa fonte da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Segundo a mesma fonte, cerca das 12:00 foi dado o alerta para a fuga de "um recluso que se encontrava em Regime Aberto no Interior, com vigilância descontinuada, no Estabelecimento Prisional de Leiria (jovens)".

Tendo em vista a recaptura do recluso, foram imediatamente acionados os meios próprios ao estabelecimento e feitas as comunicações, designadamente às diversas forças policiais e ao Tribunal. Foi igualmente mandado instaurar um processo de averiguações a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção (Centro) desta Direção Geral", refere ainda a nota da DGRSP.

O homem acabou por ser apanhado ao fim de cerca de quatro horas. Foi detido por elementos da guarda prisional, segundo nova atualização por arte da mesma fonte.

Cerca das 16:00 de hoje, foi recapturado nos arredores da cidade de Leiria, por elementos do corpo da guarda prisional, o recluso que se havia evadido, cerca das 12:00, do Estabelecimento Prisional de Leiria (jovens). Mais se informa que o recluso, face ao comportamento tido e que constitui crime previsto no Código Penal, será afetado ao setor de segurança".

O jovem de 25 anos foi condenado a oito anos pelos crimes de furto, roubo, ofensas à integridade física, coação e tráfico de menor quantidade.