Notícia atualizada às 19:02

O edifício das conservatórias de Portimão, no centro da cidade, estará encerrado a partir de hoje devido ao alerta de risco de desmoronamento que levou a evacuar o prédio, disse à Lusa a presidente da autarquia.

«Decidimos encerrar o edifício por prevenção e vamos notificar os proprietários de todas as frações para fazerem uma investigação mais aprofundada para saberem se podem ou não reabrir o prédio», disse Isilda Gomes, frisando que não assume a responsabilidade pela segurança do prédio.

Segundo a presidente da Câmara de Portimão, a peritagem ao edifício indica que neste momento «não estão garantidas as condições de segurança» e a autarquia já informou o Ministério da Justiça de que tem um espaço alternativo para o qual os serviços se podem mudar temporariamente.

«Já coloquei à disposição do Ministério da Justiça um espaço alternativo, uma escola desativada na cidade, que poderão ocupar se for preciso, mas também sei que o próprio ministério tem outros espaços», afirmou.

O prédio, de quatro pisos e onde funcionam as conservatórias, escritórios de advogados e lojas, apresenta algumas fissuras e foi hoje detetado pelos funcionários que uma parte do pavimento estava levantada, o que os levou a darem o alerta às autoridades.

As pessoas que se encontravam no edifício foram retiradas e peritos do serviço municipal de Proteção Civil estiveram a fazer uma avaliação técnica para observar as condições de habitabilidade.

O prédio é privado e a administração irá ser notificada para proceder aos arranjos necessários.

De acordo com o comandante operacional municipal de Portimão, Richard Marques, o alerta foi dado às 15:22, quando, num dos espaços do edifício, os funcionários verificaram que havia pavimento levantado e algumas fissuras.

Os peritos do serviço municipal de Proteção Civil da autarquia procederam à avaliação técnica que indicou, por agora, não haver condições de habitabilidade. No local estiveram os técnicos da autarquia, os bombeiros de Portimão e a PSP, tendo sido montado um perímetro de segurança.

Além das conservatórias, funcionam também ali escritórios de advogados.