O vídeo de Mathis, um jovem adepto de Portugal, a consolar um adepto da Seleção francesa, em lágrimas por ter sido derrotado na final do Euro 2016, deu a volta ao mundo, comoveu as redes sociais e tornou-se na imagem da generosidade e da fraternidade do povo português, no dia em que o país se sagrou Campeão da Europa de Futebol.

Após a derrota da França na final, um fã dos “Bleus” parecia inconsolável na fan zone em Paris. Em lágrimas, o adepto francês, adulto, foi reconfortado por um miúdo vestido com as cores da Seleção Nacional. Para Mathis, de 10 anos, a atitude foi completamente natural, conforme explicou um dia depois ao repórter da estação francesa de televisão BFMTV.

“Iam erguer o troféu e a minha mãe disse que tínhamos de ir embora porque havia pessoas que estavam a beber um pouco… Foi nesse momento que vi aquele francês a chorar e eu sou sensível quando vejo uma pessoa a chorar por causa de uma derrota, eu compreendo-a. Então fui ter com ele e consolei-o um pouco”, disse o menino.

A atitude normal para Mathis tornou-se fonte de admiração para milhares de pessoas. Desde domingo, as mensagens de simpatia e de felicitações afluem a um ritmo “louco”, disse o menino. Alguns internautas defendem mesmo que o Presidente da República Francesa deve condecorar a criança de 10 anos.

“Sr. Hollande, eu peço a Legião de Honra para esse pequeno homem (…) uma bela imagem de respeito e de comportamento que alguns deveriam adotar”, é um dos muitos comentários feitos nas redes sociais e que a mãe do menino partilhou com a BFMTV.

Mathis protagonizou uma dos momentos mais emocionantes que ficaram registados e que aconteceram fora das quatro linhas na noite em que Portugal se tornou, pela primeira vez na História, Campeão da Europa de Futebol. Um momento que a Euronews classificou como "a razão pela qual Portugal mereceu vencer o Euro 2016”.