Portugal é o 18.º país do mundo com melhor reputação, entre os 55 analisados no estudo ‘Country RepTrak Pulse’, hoje divulgado pelas consultoras internacionais OnStrategy e Reputation Institute.

No estudo divulgado esta segunda-feira, em 2015 Portugal é o 18.º país com melhor reputação entre 55 países, subindo um lugar face a 2013 (19.º) e três posições perante 2011 (quando estava na 21ª posição).

Portugal tem um nível de reputação moderado (64,4 pontos em 100), numa tabela que conta com o Canadá na primeira posição (78,1 pontos, nível de reputação forte) e com o Irão na última (29,8 pontos, nível de reputação muito fraco).

Numa perspetiva externa, Portugal passou de um ‘índice de reputação vulnerável’ para um nível de reputação moderado. Internamente, os 3.000 portugueses que participaram no estudo continuam a atribuir uma nota mais baixa à reputação nacional, atribuindo-lhe um ‘índice de reputação vulnerável’.

O ‘Country RepTrak Pulse’ é um estudo anual do Reputation Institute que se realiza entre janeiro e março e avalia a reputação de mais de 50 países em todo o mundo, auditando a perceção externa e interna dos mesmos. O estudo foi lançado em 2005 e avalia a reputação dos países junto de 150.000 cidadãos através da avaliação dos atributos que dão suporte a três dimensões: Governo, economia e ambiente social.