A Câmara Municipal da Guarda está a assegurar um corredor de circulação em torno da cidade, que está coberta de neve, mas apela aos habitantes que apenas saiam de casa «em caso de manifesta necessidade».

«Aconselhamos as pessoas que na cidade da Guarda circulem preferencialmente pela VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda), porque é o corredor onde estamos a centrar todos os esforços com vista à sua limpeza. Tudo o resto serão segundas prioridades», disse à agência Lusa o vereador Sérgio Costa, responsável pelo pelouro da proteção civil municipal.

Segundo o autarca, os automobilistas devem usar «sempre a VICEG no acesso à cidade» e «devem sair de casa só em caso de manifesta necessidade».

«Conduzir com este nevão é muito perigoso, principalmente para quem não tem correntes de neve ou veículos todo-o-terreno», alertou.

Sérgio Costa indicou, também, que devido ao nevão, «algumas ruas no centro da cidade, as ruas com maior inclinação, foram já cortadas ao trânsito e estão devidamente sinalizadas».

A autarquia também decidiu proceder ao corte do troço do Itinerário Principal n.º5 (IP5), da Estrada Nacional 16 entre Chãos e Guarda e da Estrada Nacional 18 entre Benespera e Guarda.

O corte das viasfoi efetuado «por razões de segurança» e mantém-se «até que os veículos limpa-neves possam limpar também essas estradas», disse o vereador.

Sérgio Costa lembrou, ainda, que a Câmara Municipal da Guarda tomou a decisão «de encerrar todos os estabelecimento de ensino durante todo o dia de hoje, por razões de segurança».

Em relação aos meios no terreno, o vereador observou que o novo veículo limpa-neves dos Bombeiros Voluntários da Guarda «tem-se revelado uma ajuda fundamental na limpeza», mas «não é suficiente».

«Tem nevado com bastante intensidade. Os meios que existem não têm sido suficientes face à grande e à contínua precipitação, uma vez que os corredores são limpos e logo no imediato a neve trata de os sujar novamente», referiu, indicando que a Estradas de Portugal também está a dar «algum apoio» na limpeza das vias do concelho.