As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão, esta terça-feira, encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

Segundo a fonte, a neve que caiu durante a madrugada levou ao fecho, pelas 04:50, dos troços 11 (Piornos/Cruzamento da Torre), 12 (Cruzamento da Torre/Torre) e 13 (Lagoa Comprida/Cruzamento da Torre).

Na cidade da Guarda também nevou durante a madrugada, mas as vias rodoviárias estão todas transitáveis, referiu o CDOS.

Quinze distritos do continente estão esta terça-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, devido à agitação marítima forte estão sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, entre as 18:00 de hoje e as 21:00 de quinta-feira, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão também sob aviso amarelo devido à queda de neve acima dos 600/800 metros.

O IPMA prevê para hoje no continente céu em geral muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde, períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir do início da manhã, diminuindo de intensidade e frequência, e queda de neve acima de 600/800 metros.