O mau tempo fez estragos na linha de Cascais esta noite. Os ventos fortes que se fizeram sentir entre as 22:00 e as 23:30 arrancaram parte da estrutura da discoteca Tamariz, no Estoril, e projetaram-na para a linha do comboio, confirmaram os Bombeiros do Estoril à TVI24.

Neste momento a linha ferroviária está cortada nos dois sentidos e ainda não há previsão de quando possa ser restabelecida a circulação.

"O alerta foi dado por volta das 22:08. A linha do comboio está cortada e assim vai continuar até voltarem a estar reunidas todas as condições de segurança", disse o Comandante da corporação à TVI24.

Não há qualquer registo de vítimas, apenas danos materiais.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 12 distritos sob aviso amarelo, devido à previsão de vento forte entre este domingo e segunda-feira, com rajadas de 70 a 100 quilómetros por hora. 

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas. 

Os distritos assinalados pelo IPMA são Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga. 

Para o distrito de Faro, o aviso deve-se à agitação marítima esperada, com ondas de dois e três metros de altura. Neste caso, o instituto colocou o aviso amarelo em vigor até às 03:00 de segunda-feira. 

No resto do país, estão previstos ventos fortes de sul, com rajadas que poderão atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas e 70 a 80 quilómetros a altitudes inferiores. 

Nos 11 distritos em aviso amarelo devido ao vento, o alerta dura até às 15:00 de segunda-feira. 

Por seu turno, a capitania do porto do  Funchal voltou a prolongar o aviso de vento e agitação marítima forte até às 06:00 de segunda-feira, insistindo na recomendação aos proprietários das embarcações para que permaneçam nos portos de abrigo.