Um jovem repórter francês do Canal+ apanhou Marcelo Rebelo de Sousa em Nova Iorque - onde este marca presença na Assembleia-geral das Nações Unidas -, entrevistou-o... mas não sabia que estava a falar com o chefe de Estado português. 

A pergunta era sobre sobre se estava preocupado com as eleições norte-americanas e Marcelo disse que a "regra de ouro", nestas coisas, era não comentar os problemas dos outros países, ainda para mais sendo eles "amigos" dos nossos.

O repórter perguntou a que delegação pertencia, ele naturalmente respondeu que à de Portugal. E depois, o ainda mais caricato momento: "E qual é a sua função?"

A pergunta poderia ter apanhado desprevenido Marcelo Rebelo de Sousa mas a verdade é que reagiu com naturalidade: "Sou o Presidente da República de Portugal"

E a reação do repórter? Só vendo mesmo o vídeo. O jovem Martin Weill acabou por ser apoiado pelo seu colega de estúdio, que desvalorizou o seu desconhecimento sobre a personalidade que tinha à sua frente, a mais alta figura da nação portuguesa.