A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP) informou hoje que se vai reunir em janeiro com o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, para solicitar o desbloqueio da progressão na carreira e da entrada de pessoal.

“Vamos ter reunião no dia 11 [de janeiro] com o secretário de Estado da Administração Interna onde iremos falar sobre isso”, afirmou à agência Lusa o presidente da ANBP/SNBP, Fernando Curto.

Segundo este responsável, a associação tem-se batido para que “haja uma diretiva do Governo que permita que todo este processo seja desbloqueado”.

“Não só a [questão da] progressão, como a entrada de novos bombeiros, porque as câmaras [municipais] muitas vezes estão a meter novas recrutas com dificuldades legislativas, com vistos do Tribunal de Contas, e não há uma diretiva do Governo”, frisou, referindo que as autarquias estão “do lado” da associação nestas questões.

Fernando Curto admitiu esperar que este Governo, liderado pelo socialista António Costa, “possa fazer alguma coisa” já que o anterior (PSD/CDS-PP) “andou quatro anos e não fez rigorosamente nada”.

Fernando Curto falava à Lusa à margem de uma cerimónia de entrega de cinco novas viaturas (três veículos de combate a incêndios e dois de socorro e assistência tático), equipamentos de proteção individual e novas fardas ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, no quartel da Avenida Dom Carlos I.