A empresa que gere a Linha Saúde 24 prevê ter em funcionamento, em abril, um serviço específico para apoio aos idosos, tendo de recrutar «um número significativo de enfermeiros» para trabalhar nesse projeto.

«Felizmente para os utentes não há só que discutir aspetos negativos, mas também positivos», afirmou o responsável da empresa que gere a Linha Saúde 24, Luís Pedroso Lima, referindo-se à paralisação promovida por trabalhadores do serviço em protesto contra despedimentos e cortes salariais.

Recordando um anúncio feito no final da semana pelo Ministério da Saúde, Pedroso Lima disse que a empresa já está a trabalhar para ter em funcionamento a Linha Saúde 24 Sénior, dirigida especificamente a problemas dos idosos, mas que será acessível a partir do mesmo 808 24 24 24.

«O número mantém-se, será uma raiz única de todo um conjunto de possibilidades. É nossa intenção pôr o serviço no ar em abril deste ano. Há todo um trabalho clínico a fazer, um trabalho complexo, que obriga a reunir um conjunto de profissionais que domine essa matéria», explicou o gestor à agência Lusa, prevendo que seja necessário recrutar «um número significativo de enfermeiros» para prestar este serviço «personalizado aos idosos».

No Parlamento, questionado sobre as complicações laborais na linha Saúde 24, o ministro da Saúde disse que o serviço vai estender a sua atuação, nomeadamente aos idosos, através de um módulo específico, nomeadamente para os que vivem de uma forma isolada.

Além deste novo serviço, a Linha Saúde 24 vai ter, a partir de segunda-feira, um canal específico para a gripe, estando a dar formação a cerca de 60 enfermeiros.

«Temos mais de 60 enfermeiros em formação exclusivamente opara o setor da gripe, porque o efeito pandémico que se está a criar merece essa preocupação da Linha», referiu Pedroso Lima.

Enfermeiros que prestam trabalho na Linha Saúde 24 têm estado em rota de colisão com a empresa que gere o serviço, com protestos e manifestações contra despedimentos e cortes salariais.

Hoje, os trabalhadores cumprem o segundo dia de um boicote à Linha que se prolonga até às 08:00 de segunda-feira.