Um veleiro encalhou no sábado junto ao Bugio, costa de Lisboa, com oito pessoas a bordo, anunciou este domingo a Autoridade Marítima, que apoiou as operações para desencalhar a embarcação.

O alerta foi recebido cerca das 18:15 pela equipa de piquete na Polícia Marítima de Lisboa, quando o barco, “Sean Paquito IV” se encontrava perto da zona de entrada do porto.

Três embarcações foram enviadas para o local, tendo sido recolhidos seis passageiros, que foram transportados para o Porto de Oeiras.

Foi chamada uma ambulância dos Bombeiros Voluntários do Estoril ao local, tendo um dos passageiros sido assistido, não havendo, no entanto, necessidade de transporte ao hospital”, afirma a Autoridade Marítima, em comunicado.

Dois tripulantes permaneceram a bordo para efetuarem a manobra de desencalhe, com o apoio de um rebocador, após a subida da maré.

O proprietário do veleiro foi notificado de que “não pode voltar a navegar, sem que seja sujeito a vistoria que confirme que reúne condições para tal”, lê-se no comunicado.

A ação envolveu 15 operacionais.