O que é viver na insolvência? Ou não ter resposta para os cobradores? Inúmeros portugueses estão hoje endividados, sobretudo porque perderam os empregos e já não conseguem cumprir as obrigações de crédito.

Na Grande Lisboa, uma em cada cinco pessoas tem contas em atraso. E as instituições financeiras não dão particular conforto. Histórias de penhoras, abusos nas negociações e métodos intimidatórios são voz corrente.

Da planície de Beja à periferia de Aveiro não há só números perversos, como os máximos históricos de crédito malparado. Há também histórias de vidas presas por fios, atiradas para a caridade privada ou em risco de saúde mental.

No Repórter TVI desta semana, vamos conhecer uma crise social que se expande através da conta da luz, da prestação ao banco ou das coimas do fisco.

E ver "A Dívida Como Ela É", uma grande reportagem da autoria de Victor Moura-Pinto, com Gonçalo Prego, João Pedro Matoso, Flávio Almeida (imagem) e Lígia Van Der Kellen (edição de imagem), sobre o drama pessoal do endividamento.