Um cidadão português foi detido em Genebra com 11,5 quilogramas de marijuana, na sequência de um banal controlo policial na estrada, anunciou esta sexta-feira a polícia suíça em comunicado.

«Na sequência de um controlo na estrada, um português de 21 anos, sem domicílio fixo, foi detido por tráfico de marijuana e infração à lei contra os cidadãos estrangeiros», lê-se no comunicado.

O caso começou na manhã do passado dia 31 de julho, após a polícia ter mandado parar uma viatura que apresentava danos na parte direita. Uma vez verificados os documentos de identificação, a polícia descobriu que o cidadão português estava sujeito a uma proibição de entrada na Suíça, válida até 06 de agosto de 2015.

Na inspeção do carro, os agentes da polícia descobriram 500 gramas de marijuana, distribuídos em cinco pacotes de 100 gramas cada.

Com esta descoberta, a polícia solicitou um mandado de busca ao apartamento indicado pelo cidadão português como residência e aí encontraram mais 11 quilogramas de marijuana, dezenas de milhares de francos suíços e vários telemóveis.

O cidadão português confessou que a marijuana provinha de Holanda, através de França e admitiu que tinha já vendido cerca de 500 gramas de marijuana, pelo valor de 4 mil francos suíços (cerca de 3.300 euros).

O detido, que se encontra à disposição do Ministério Público de Genebra, acrescentou que se encontra na Suíça desde o passado dia 1 de maio.