Atualizado às 15:07

A operação da PSP a decorrer hoje em dois bairros do Porto já resultou na detenção de mais de 20 pessoas e na apreensão de sete mil doses de droga, nove viaturas e 15 mil euros em dinheiro.

Esta operação policial de combate ao tráfico de droga, que teve início pelas 09:30, decorre nos bairros da Pasteleira Nova e de Pinheiro Torres, envolvendo cerca de 250 elementos policiais, encarregues de realizar 32 buscas domiciliárias.

Em declarações à Lusa, o subintendente da PSP Rui Mendes afirmou que «os resultados preliminares» apontam para «mais de 20 detenções, cerca de 7.000 doses de droga apreendidas, essencialmente de heroína e cocaína, nove viaturas apreendidas, a maioria de gama alta, e cerca de 15 mil euros em dinheiro» apreendidos.

Os detidos, disse, faziam parte de «uma rede [de tráfico de droga] até bastante grande», com «algum impacto e alguma dimensão em termos de venda de droga no Porto».

A rede «operava essencialmente na Pasteleira e no Pinheiro Torres e depois tinha fora do bairro uma estrutura de apoio ao abastecimento ao interior do próprio bairro», precisou.

Rui Mendes disse ainda que os mais de 20 detidos, homens e mulheres, têm «uma média de idade relativamente jovem».

A decorrer, para já, «sem registos de incidentes», a operação da PSP envolve meios da divisão de investigação criminal do Porto, que é a titular do inquérito e da investigação, com a colaboração da unidade especial de polícia, quer através do grupo de operações especiais, quer através do corpo de intervenção.

A operação teve início pelas 09:30, envolvendo cerca de 250 elementos policiais, encarregues de realizar 32 buscas domiciliárias naqueles bairros e em algumas habitações da «zona envolvente».