A PSP do Porto anunciou esta sexta-feira a apreensão de 32 quilogramas de haxixe no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de droga na Área Metropolitana do Porto (AMP), na qual deteve 12 homens.

Em comunicado, a PSP do Porto refere que a operação ocorreu na quinta-feira, na sequência de uma investigação que durava há dois anos e na qual verificou que os suspeitos, além de traficarem droga em “aglomerados habitacionais da AMP, faziam-no ainda “desde a zona centro (Coimbra e Águeda) até às áreas de Vila do Conde e Viana do Castelo”.

Além do haxixe suficiente para 160 mil doses individuais, que corresponde a 32 quilos, a PSP apreendeu cocaína para cerca de 92 doses individuais, 557 frascos de metadona, 12.780 euros em notas, sete viaturas, uma pistola, munições e diversas armas proibidas, telemóveis e objetos utilizados na venda direta de drogas.

Esta operação, levada a cabo pela Divisão de Investigação Criminal da PSP, incluiu ainda 28 buscas domiciliárias e não domiciliárias nas cidades do Porto, Rio Tinto, Gondomar, Viana do Castelo e Águeda.

A polícia diz ainda que os suspeitos dedicavam-se ao tráfico de droga "de forma organizada".