Mais de 55% dos idosos portugueses receberam a vacina da gripe na época 2012/2013, segundo uma nota emitida nesta quinta_feira pela Direção-Geral da Saúde, que indica que este ano a vacina continuará gratuita para pessoas com mais de 65 anos.

«Os resultados da vacinação na última época foram superiores aos de anos anteriores», refere a Direção-Geral da Saúde (DGS) lembrando que a vacina, pela primeira vez, foi gratuita para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos

Para a próxima época gripal de 2013/14, a autoridade de saúde quer que 60% dos idosos sejam vacinados.

A gratuitidade da vacina neste grupo etário vai manter-se, tal como para pessoas vulneráveis, residentes ou internadas em instituições, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.

A DGS lembra que as pessoas podem ser vacinadas em qualquer momento do outono ou inverno, de preferência antes do fim de cada ano.

«Estão em curso os procedimentos necessários para que, a partir de outubro, as vacinas estejam disponíveis em todos os serviços de vacinação (principalmente nos Centros de Saúde)», refere a nota divulgada no site da DGS, como escreve a agência Lusa.

A partir de outubro, as vacinas estarão, também assim, disponíveis nas farmácias para venda mediante receita médica e com comparticipação devendo as receitas prescritas ter uma validade alargada.