A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu esta quarta-feira um alerta de calor para sete distritos do norte e sul de Portugal continental, devido à previsão de temperaturas máximas elevadas.

O alerta foi feito para os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

A DGS avisa, ainda, que «devido às temperaturas elevadas pode haver efeitos na saúde».

Por causa das temperaturas elevadas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também colocou hoje nove distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas máximas elevadas.

Tratam-se dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora e Beja.

O aviso vai estar em vigor até às 19:59 de hoje, no continente, e até às 19:59 de quinta-feira nas ilhas da Madeira e de Porto Santo.

O IPMA prevê para esta quarta-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado por nuvens baixas no litoral a norte do Cabo da Roca até ao final da manhã. O IPMA acrescenta que esta nebulosidade poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 34 graus Celsius, no Porto de 21 e em Faro de 28.

O IPMA prevê igualmente uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral a norte do Cabo Raso e uma pequena descida da temperatura mínima no Alentejo.