A GNR deteve 129 pessoas só no último fim de semana, a maioria por condução com excesso de álcool. Nas operações de combate à criminalidade violenta e de fiscalização rodoviária realizadas pelo país, do total, 76 pessoas foram detidas por esse motivo e 23 por conduzirem sem habilitação legal. 

Em comunicado sobre a atividade operacional do fim de semana, a GNR refere que foram detidas, também, quatro pessoas por tráfico de estupefacientes, duas por furto, uma por posse ilegal de armas, uma por roubo e outra por violência doméstica.

Aveiro, Beja, Braga, Faro, Guarda, Leira, Porto, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu foram os distritos alvo de fiscalização. 

Na sequência das operações, os militares apreenderam 18 doses de heroína, 280 doses de haxixe, 0,3 gramas de MDMA, 1,3 gramas de canábis, quatro armas de fogo, uma arma branca e 178 euros em numerário.

A GNR elaborou igualmente 74 autos de notícia por detenção em flagrante delito e 1.220 autos de contraordenação a legislação diversa.

No âmbito do trânsito foram fiscalizados 5.960 condutores e detetadas 2.238 infrações, das quais 173 foram por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 1.438 por excessos de velocidade, cinco relacionadas com excesso ou deficiente acondicionamento de carga e 34 com tacógrafos.