A GNR anunciou este sábado a detenção de um homem de 60 anos, agricultor, residente em Vale de Espinho, Sabugal, por tentativa de homicídio e posse ilegal de arma.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse à agência Lusa que o homem foi detido por militares da GNR de Soito, Sabugal, pelas 12:00 de hoje, após ter ferido um jovem de 20 anos na perna direita, com o disparo de uma arma de fogo.

A fonte referiu que o detido e a vítima são residentes na mesma localidade, Vale de Espinho, e que o disparo foi efetuado após uma discussão entre ambos, ocorrida num terreno agrícola, «alegadamente por dívidas do mais novo para com o mais velho».

«Ambos telefonaram para a GNR do Soito a solicitar a comparência da patrulha por desentendimentos entre eles. Quando a patrulha ia a caminho, foi informada de que já tinha havido um disparo de arma de fogo», contou.

Uma vez no local, a patrulha «verificou que o mais novo estava ferido na perna direita» e providenciou socorro, tendo sido transportado para o centro de saúde do Sabugal para receber assistência médica.

A GNR deteve o alegado autor do disparo, que «não ofereceu resistência», e apurou que a arma utilizada, uma pistola de 6,35 milímetros, estava em situação ilegal.

Por se tratar de um crime da competência da Polícia Judiciária, a GNR informou o Departamento de Investigação Criminal da Guarda e entregou-lhe o detido.