A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 124 pessoas, em flagrante delito, durante o fim de semana, avança aquela autoridade, em comunicado. Nesta operação, foram apreendidas quatro armas de fogo.

Do total das detenções, 98 deveram-se a condução sob o efeito de álcool, 12 a condução sem habilitação legal, duas a furto, uma a posse ilegal de armas, uma a tráfico de estupefacientes e dez a outros crimes.

A GNR apreendeu ainda 37 doses de haxixe, 63 gramas de canábis, quatro armas brancas, 129 munições de diversos calibres e 147 artigos de vestuário contrafeito.

Nesta ação foram elaborados 123 autos de notícia por detenção em flagrante delito e 2.174 autos de contraordenação a legislação diversa.

A fiscalização visou 6.205 condutores, sendo que foram detetadas, no total, 2.173 infrações, das quais 238 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; 1123 excessos de velocidade (em 52.070 controlos); seis relativas a excesso ou deficiente acondicionamento de carga e 28 relacionadas com tacógrafos.

As ações de prevenção e combate à criminalidade violenta e de fiscalização rodoviária decorreram no sábado e no domingo, nos distritos/comandos territoriais de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.