Os montanhistas que estavam desaparecidos na Serra do Gerês foram encontrados pelas 20:05 e estão “bem de saúde”, disse à Lusa fonte do Destacamento Territorial da GNR de Braga.

De acordo com a mesma fonte, trata-se de oito pessoas e não nove como tinha sido inicialmente noticiado. As oito pessoas estão “bem de saúde, já têm roupas secas e foram alimentadas”, adiantou a mesma fonte.

Inicialmente, fonte da GNR de Braga tinha confirmado à TVI24 que nove pessoas pediram, através do telemóvel, apoio à GNR, uma vez que estavam com dificuldades em sair da Serra do Gerês devido ao estado do tempo.

Ao final da tarde, as equipas de socorro - que percorriam o trilho a pé à procura do grupo - ainda não tinham chegado ao local provável onde se encontram as nove pessoas. O estado do tempo dificultou as buscas, já que na zona da Serra do Gerês estava muito frio, nevoeiro e chuva.

No local, esteve uma equipa do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR, bem como os bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.