As unhas podem revelar muito mais sobre si e sobre a sua saúde do que pensa. Uma pequena mancha branca, uma pinta rosada ou algumas depressões nas unhas podem ser sinais de doença no resto do corpo.
 

“Há algumas doenças próprias das unhas e há doenças do nosso organismo em geral que podem ser reveladas nas unhas. Quando doenças do nosso organismo em geral são reveladas nas unhas, habitualmente já são conhecidas. São situações graves que também têm expressão nas unhas”, explicou a dermatologista Manuela Paçô, esta segunda-feira, no “Diário da Manhã” da TVI.

 

“É muito frequente nas doenças pulmonares mais graves, por exemplo, que dão uns dedos gordos no fim.”

 
A especialista dá também como exemplo um problema muito habitual nas unhas: as habituais manchas brancas, que “podem significar imensa coisa”.
 

“Uma delas é que as unhas estão secas. Outra é o excesso de manicure sem cuidado. O verniz queima as unhas, por isso é que é importante colocar uma base e, de vez em quando, descansar sobretudo dos vernizes mais coloridos”, alerta a especialista.

 
As manchas brancas “também podem estar relacionadas com fungos, embora seja raríssimo uma mancha só branca causada por fungos”. É, por isso, importante estar atento a alterações na cor das unhas, que podem denunciar a presença de fungos.
 
Manuela Paçô sublinha a importância de alguns cuidados com as unhas. Nomeadamente a manicure e a remoção de cutículas, que “nunca deve ser em excesso”. A especialista alerta também para a importância de colocar creme nas mãos e nas unhas com frequência.