O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) lançou esta terça-feira a segunda edição de uma campanha de apelo à dádiva de sangue, para prevenir a habitual quebra de colheitas do verão.

A campanha “Give Nexcare”, que se realiza este ano pela segunda vez, resulta de uma parceria entre o IPST e a área farmacêutica da empresa 3M Portugal e tem como objetivo consciencializar a população sobre a importância desta atitude solidária.

“A escassez de dadores de sangue é um problema que a sociedade enfrenta nos dias de hoje. Cabe a cada um de nós inverter esta tendência e com um pequeno gesto podemos ajudar quem mais precisa”, salienta o IPST.


Sob o lema “faz a diferença, salva uma vida”, a campanha tem este ano como embaixadora a atriz Sara Prata.

O alerta e apelo à dádiva surgem numa altura em que as dádivas habitualmente começam a descer, tendência que se costuma manter durante o verão.

Segundo dados do IPST, atualmente existe a nível nacional uma reserva de 12.567 unidades, sendo que a reserva do instituto é de 6.450.

Este valor nacional indicia já uma quebra de 29%, uma vez que no início do ano a reserva nacional era de 17.620 unidades.

Quanto aos tipos de sangue, o IPST tem atualmente reserva de nove dias para os 0 (zero) negativos e positivos, de 14 dias para os A+ e de 10 dias para os A-.

A nível nacional, existem disponíveis reservas de 14 dias para 0 positivo e de 21 dias para 0 negativo, de 19 para A+ e de 22 para A-, como apurou a Lusa.