O concerto dos pianistas norte-americanos Chick Corea e Herbie Hancock, já esgotado, abre este domingo o Festival cooljazz, nos jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, nos arredores de Lisboa.

"Chick Corea & Herbie Hancock fazem um dueto em piano acústico, trazendo a Portugal um dos mais cobiçados espetáculos de jazz da atualidade, no âmbito de uma restrita digressão europeia", disse à Lusa fonte da organização do edpCooljazz deste ano.

Herbie Hancock e Chick Corea contam, cada um, com uma carreira de cerca de 50 anos, construindo percursos a que a crítica musical sempre se referiu como de inovação artística do piano.

O cartaz do festival, que se prolonga até dia 31 de julho, inclui João Gil com o projeto "Non-Finito" e António Zambujo (23 de julho), Lianne La Havas (26 de julho), ambos nos Jardins do Marquês de Pombal, Mark Knopfler (28 de julho, no Parque dos Poetas), o brasileiro Pierre Ardene e Melody Gardot (29 de julho, nos jardins Marquês de Pombal), Lionel Ritchie (dia 30, no Parque dos Poetas, com a primeira parte garantida pelos Cais Sodré Funk Connection), e Caetano Veloso & Gilberto Gil, "Dois amigos, um século de música" (31 de julho, Parque dos Poetas), a encerrar o certame.

O edpcooljazz ao longo de 12 anos produziu mais de 120 concertos, aplaudidos por mais 275.000 pessoas, segundo dados da organização.