A professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) Cristina Robalo Cordeiro vai ser condecorada na sexta-feira pelo Estado Francês com as insígnias de Cavaleiro da Legião de Honra.

A atribuição da «ordem máxima do Estado Francês» visa reconhecer «a dedicação de uma vida à defesa da língua e da cultura francesas, tanto em Portugal, como no estrangeiro», afirma uma nota da FLUC.

A condecoração será entregue pelo embaixador de França em Portugal, durante uma sessão a realizar na Universidade de Coimbra, «por opção da professora», que terá lugar na sexta-feira, às 18:00, na Sala dos Conselhos da Faculdade de Letras.

A «Légion d´Honneur» é a distinção «mais prestigiada no plano simbólico que o Estado Francês possui», refere a mesma nota da FLUC.

Cristina Robalo Cordeiro é autora de «vários trabalhos consagrados no universo da francofonia» e é, atualmente, diretora do «Bureau Maghreb de l’Agence Universitaire de la Francophonie», em Marrocos, «tendo já ocupado, em Portugal e no estrangeiro, outros cargos ligados ao ensino, investigação e divulgação da língua e cultura francesas».