Várias aves foram roubadas no início da semana da Mata de Benfica, em Lisboa, estando o caso a ser investigado pela PSP em conjunto com o Jardim Zoológico, disse esta sexta-feira à Lusa a presidente da Junta de Freguesia.

«Foi claramente um crime premeditado. A mata fica fechada durante a noite e, na madrugada do dia 29, entraram ilegalmente e levaram os animais», disse Inês de Drummond (PS).

Em causa estão três cisnes, quatro gansos africanos, dois pavões adultos e duas crias, que já tinham nascido na mata.

A maioria dos animais foi uma oferta do Jardim Zoológico de Lisboa quando a junta decidiu, há cerca de um ano, repor animais naquela mata.

Segundo a autarca, este crime está a ser investigado pela PSP, em conjunto com o Jardim Zoológico, que também acompanhava a evolução dos animais na mata.

«Estavam devidamente identificados e perfeitamente adaptados. Alguns interagiam muito bem com as pessoas. Faziam a delícia das crianças e eram a atração da mata», frisou Inês de Drummond.

A Junta de Freguesia de Benfica apela à população que tenha informações adicionais sobre este crime para entrar em contacto com as autoridades ou com a autarquia.