A Polícia Judiciária anunciou esta quinta-feira a detenção de cinco homens suspeitos de tentativa de homicídio em Côvelo, Montalegre, e ainda de vários crimes de furto qualificado, recetação e detenção de arma proibida.

A operação, que foi desencadeada pela Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real na quarta-feira, culminou com a detenção dos cinco suspeitos, que possuem idades compreendidas entre os 17 e os 36 anos.

Segundo refere a PJ, em comunicado, o crime de homicídio tentado ocorreu no dia 16 de junho, em Covêlo, concelho de Montalegre, quando dois dos suspeitos intercetaram a viatura do ofendido, um homem com 22 anos, e efetuaram dois disparos na sua direção com uma caçadeira de canos serrados.

A polícia disse ainda que três dos suspeitos se dedicavam, pelo menos desde abril de 2013, à prática de furto de diversos bens, nomeadamente gasóleo.

Os furtos terão ocorrido em vários estaleiros de materiais de construção e pedreiras, localizados nos concelhos de Montalegre e de Vieira do Minho.

Os suspeitos são um estudante, um agricultor e três deles não possuem ocupação laboral.

Depois de ouvidos no Tribunal de Montalegre, dois dos detidos vão ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva, enquanto os restantes três terão que se apresentar periodicamente às autoridades.