logotipo tvi24

Diagnóstico cardíaco precoce previne morte súbita

Equipa espanhola das áreas da cardiologia e da genética desenvolveram diagnóstico precoce para detectar mutações genéticas que causem doenças cardíacas

Por: Redacção / SC    |   2011-05-05 10:39

Uma equipa espanhola das áreas da cardiologia e da genética clínica e molecular desenvolveu um método de diagnóstico precoce do risco de morte súbita, que pode diminuir esta disfunção até 79 por cento em menores de 35 anos.

O presidente da Federação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, explicou à Lusa que os investigadores espanhóis «utilizam o estudo de ADN para detectar a presença de mutações genéticas que causem doenças cardíacas hereditárias» que podem provocar a morte súbita e que estão «presentes em jovens que muitas vezes praticam desporto».

«A este estudo genético sofisticado os investigadores associam técnicas de imagem avançadas, como a ressonância magnética cardíaca e a tomografia axial computorizada multicortes, com o objectivo de optimizar a capacidade de diagnóstico e detectar precocemente a presença de doença cardíaca hereditária, como as miocardiopatias e as doenças do sistema eléctrico cardíaco», adiantou Manuel Carrageta.

De acordo com a agência EFE, o diagnóstico baseia-se na análise simultânea de 72 genes de doenças relacionadas com a morte súbita, como miocardiopatias e transtornos genéticos do ritmo cardíaco.

A análise da sequência genética é combinada com um estudo cardiológico por imagem, tendo como meta a avaliação do diagnóstico num prazo recorde de três meses.

Os especialistas da unidade de diagnóstico cardiológico avançado «Coração em ON» acreditam poder, assim, detectar o risco de morte súbita antes da manifestação dos primeiros sintomas.

A Fundação Grupo ERESA, direccionada em Espanha para a investigação médica e que patrocina o projecto, lembra que a esmagadora maioria dos casos de morte súbita se deve a uma doença cardíaca. Metade das patologias cardíacas é de origem genética e constituem 55 por cento dos casos de morte súbita em menores de 35 anos.

Para os peritos, a detecção no doente de uma mutação genética permitir-lhes-á estabelecer medidas terapêuticas ou preventivas e irão permitem a «recomendação de mudanças do estilo de vida, nomeadamente deixar de praticar desporto, e fazer tratamentos preventivos», reforçou Manuel Carrageta.

A morte súbita corresponde a 20 por cento de todas as mortes nos países desenvolvidos, com uma incidência de cerca de uma em 1000 habitantes por ano. Em Portugal, a morte súbita mata mais de 20 pessoas por dia.

Dois terços das situações são provocadas pela doença coronária, sendo que a morte súbita contribui para a mortalidade dos doentes coronários em mais de 50 por cento dos casos, segundo dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

O mecanismo principal é uma arritmia fatal, denominada fibrilhação ventricular, que ocorre em 75 a 80 por cento dos casos e que é também frequentemente a primeira manifestação de doença cardíaca. Esta arritmia leva à morte em poucos minutos se não for tratada de imediato.

A morte súbita é ainda responsável por 95 por cento da mortalidade pré-hospitalar das doenças cardíacas e a única forma que existe para a reverter é através da aplicação imediata de um choque eléctrico, a desfibrilhação eléctrica.

Partilhar
Mais sobre este tema
EM BAIXO: (Foto Cláudia Lima da Costa)
(Foto Cláudia Lima da Costa)

A viagem de comboio inesquecível: uma galeria de arte sobre carris
Levantamos o véu ao Projeto Janela, que vai transformar as carruagens em obras de arte
Veja as capas dos jornais de hoje
Revista de imprensa deste sábado, 25 de maio
Greve: sindicatos dos professores contra serviços mínimos
Paralisação marcada para dia 17 de junho afeta exames nacionais
EM MANCHETE
Governo quer serviços mínimos na greve dos professores
Ministério da Educação garante que existem «todos os instrumentos» para a realização dos exames nacionais, mas sindicatos contestam requisição a 17 de junho
UGT apoia greve geral da Função Pública em junho
Chamar palhaço a Cavaco Silva «teve alguma piada»
PUB