O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou esta sexta-feira a contratação de 214 psicólogos para o ano letivo 2014/2015, mais 33 do que no ano letivo anterior.

Em comunicado, o gabinete de comunicação do MEC dá conta que a decisão surge na sequência de um levantamento feito pela Direção-geral dos Estabelecimentos Escolares ao número de profissionais necessários nos estabelecimentos de ensino, que apresentou «uma proposta fundamentada à tutela».

«Aos profissionais cuja contratação encontra-se agora autorizada juntam-se ainda os psicólogos que se encontram nos quadros e aqueles que poderão ser contratados pelas escolas com contrato de autonomia e pelas escolas integradas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)», adianta o Ministério.

Na opinião da tutela, a contratação destes 214 psicólogos garante a «cobertura integral» dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do ensino regular.

«O reforço que o Ministério da Educação e Ciência autorizou nesta contratação permite ainda aumentar para 71% o número de unidades orgânicas que contam com 1 ou mais técnicos de psicologia ao seu serviço no ano letivo 2014/2015», acrescenta a tutela.

Segundo o comunicado do MEC, os estabelecimentos de ensino já receberam informação sobre o número de técnicos a contratar e no decorrer da próxima semana será aberta a plataforma da Direção-geral da Administração Escolar para que as escolas possam iniciar a contratação.