Duas agências de câmbios de Quarteira e Albufeira denunciaram às autoridades tentativas de troca de dólares falsos nos seus balcões, na quarta e na quinta-feira, confirmaram à Lusa fontes da GNR.

O primeiro caso ocorreu numa agência de Albufeira, onde «uma mulher de nacionalidade portuguesa» tentou trocar duas notas falsas de 100 dólares norte-americanos. Segundo uma das fontes, «o funcionário detectou as notas falsas e chamou de imediato a GNR, que identificou a mulher que as tentava trocar».

Um dia depois, em Quarteira, uma outra mulher, também portuguesa, chegou a trocar 2.000 dólares norte-americanos em de títulos contrafeitos de 100.

«Os funcionários efectuaram o cambio, mas detectaram mais tarde a imitação. A mulher foi identificada», revelou outra fonte policial.

A investigação do caso está nas mãos da Polícia Judiciária, que na quarta-feira anunciou ter detido dois homens suspeitos de contrafacção de moeda, a quem apreendeu cerca de três milhões de dólares, em notas falsas de 100 dólares, que pretendiam transaccionar.

Em comunicado, a PJ considerou tratar-se de uma falsificação tecnicamente evoluída, efectuada com recurso a meios tipográficos.

Entretanto, a PJ está também a efectuar diligências para tentar identificar um homem que, segundo fonte da PSP, burlou vários comerciantes da Baixa de Faro, na quarta-feira, ao fazer-lhes pequenas compras com notas falsas de 20 euros.

Em Fevereiro, também na Baixa da cidade, a Directoria de Faro da Polícia Judiciária já tinha detido em flagrante três homens, quando vendiam notas falsas de 20 euros, a cerca de metade desse valor.