A Sonae, detentora dos super e hipermercados da marca Continente, viu-se obrigada a emitir, esta quinta-feira, um comunicado a esclarecer os clientes sobre as mensagens que estão a circular sobre a oferta de 250€ em cartão. O Continente sublinha que se tratam de “mensagens que podem ser consideradas fraudulentas e que nada têm a ver com a marca”.

Estão a ser divulgadas campanhas fraudulentas em nome do Continente em algumas redes sociais. Lembramos que todos os nossos passatempos são apenas realizados e divulgados através dos nossos canais oficiais. Neste caso, trata-se de um falso passatempo que comemora o 33º aniversário do Continente dando cartões presente no valor de 250 euros. Para vossa segurança, não devem clicar em nenhum link ou fornecer quaisquer dados pessoais”, alerta a marca, através da sua página no Facebook.

Em comunicado enviado às redações, a Sonae assegura que “já encetou contactos no sentido de identificar a fonte da iniciativa” e “reportou a situação às entidades que alojam o site e aos serviços de instant messaging, por onde a informação circula, de forma a impedir a sua propagação”. Além disso, em declarações à TVI, fonte da empresa adianta que “já foram alertadas as autoridades competentes”.

Na quarta-feira, tinha sido o Lidl a marca visada. O Lidl tinha também emitido um comunicado sobre uma mensagem que estava a circular nas redes onde era alegadamente oferecidos cartões de oferta de 250 euros em compras, para comemorar o 16º aniversário.

O Lidl assegura assim que se trata de uma fraude eletrónica e pediu aos consumidores para não confiarem em mensagens que não sejam provenientes exclusivamente do site e das redes sociais oficiais.

Tudo indica que se trata de um esquema cuja finalidade é obter os dados pessoais de quem preenche o formulário indicado no site para onde o utilizador é encaminhado através da mensagem. Será, portanto, um esquema de phishing.