A Associação de Pais da Escola Clara de Resende, Porto, apelou esta quarta-feira à solidariedade e à participação num jantar de angariação de fundos destinado a auxiliar financeiramente uma aluna com cancro que necessita de fazer tratamentos na Alemanha.

A presidente da associação de pais daquela escola contou à Lusa que a esta causa aderiram já oito chefs, que assumem a confeção do jantar (dois para cada prato), a realizar sábado, no Hotel Intercontinental (que cede o espaço).

Segundo Helena Tavares, o objetivo é apoiar a Inês Raio de Luz (como já é conhecida) que completou este mês 16 anos e a quem foi diagnosticado um tumor raro - carcinoma mioepitelial - resistente a químicos. Depois de vários tratamentos em Portugal, que pareciam estar a dar bons resultados, o cancro reincidiu.

Foi, então, decidido que a adolescente deveria tentar um tratamento de imunoterapia com células dendríticas, que consiste em ativar o sistema imunitário para combater o cancro, numa clinica alemã.

Foram já realizadas algumas sessões, com resultados «animadores», mas a mãe, que educa sozinha três filhas, não tem recursos financeiros que lhe permita continuar o tratamento.

«Os tratamentos, as viagens, as estadias são caríssimos e a família não tem capacidade para suportar estas despesas», sublinhou a presidente da Associação de Pais da Escola Clara de Resende.

Helena Tavares disse à Lusa que outros amigos, nomeadamente duas antigas professoras, já organizaram outros eventos, dos quais o mais importante, pelo número de pessoas envolvidas e pelos valores conseguidos foi um espetáculo realizado em janeiro, no complexo municipal de ténis da Maia.

Contudo, porque os tratamentos são frequentes, as verbas angariadas não têm sido suficientes, sendo essa a razão que justifica mais esta iniciativa de solidariedade que pretende reunir cerca de 120 pessoas.

O jantar custa 35 euros e os interessados devem inscrever-se pelo correio eletrónico: apclararesende@gmail.com. O pagamento prévio deverá ser feito através do NIB: 0007 0000 0022 5010 51323.

A ementa estará a cargo dos chefs Camilo Jaña, João Pupo lameiras, António José Vieira, Manuel Almeida, Nuno Inverneiro, Pedro Sequeira, Elísio Bernardes e Sara Oliveira.

Contribuem ainda para esta causa solidária, entre outros, a decoradora Teresa Pinto de Abreu, a ProjectoLupa - Arquitetura de interiores e design e a limelight.