O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê dias de muito calor já para a semana. Em algumas localidades do interior de Portugal continental, as temperaturas podem mesmo andar perto dos 30 graus. O IPMA prevê que esta nova vaga de calor dure de domingo até pelo menos quarta-feira da próxima semana. 

Desde o dia 16 de outubro, iniciou-se um período de precipitação que deverá prolongar-se até dia 21 de outubro, com maior incidência nas regiões do litoral Norte e Centro, sendo o Algarve a região com menores quantidades de precipitação", diz o IPMA em comunicado.

 

Entre os dias 22 e 25 de outubro, prevê-se um novo período sem precipitação, havendo uma probabilidade entre 20 e 40% de ocorrência de precipitação nas regiões Norte e Centro entre os dias 26 e 28 de outubro. Haverá ainda subida da temperatura do ar para valores máximos entre 25 e 30 °C e humidades relativas do ar inferiores a 40% no período da tarde nas regiões do Interior até dia 25 de outubro", acrescenta o mesmo documento. 

O IPMA acrescenta que a chuva que deverá cair até dia 21 "não deverá ter impactos significativos na diminuição da situação de seca, em particular nas regiões do interior e no Algarve"

O risco de incêndio volta a aumentar já a partir do dia 21 de outubro e mantém-se assim até diz 25.