Notícia atualizada às 22:51

As temperaturas vão descer já este fim de semana, que promete ser mais frio e chuvoso que esta sexta-feira. Para sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas mínimas que podem ser de 7 graus nas Penhas Douradas. Já as máximas não devem ultrapassar os 22 graus previstos para Beja.

Assim, para Lisboa e para Faro, o IPMA prevê para este sábado máximas de 21 graus e 19 para o Porto.

No domingo, mantém-se as temperaturas baixas: mínima de 8 graus nas Penhas Douradas e 10 em Braga e em Bragança. Já as máximas não devem ultrapassar os 22 graus previstos para o Porto.

O IPMA prevê para sábado, no continente, períodos de céu muito nublado. Na região Sul, a partir do início da manhã, estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros fracos no Baixo Alentejo e Algarve, estendendo-se ao resto da região a partir do início da tarde. Évora, Faro e Beja estarão sob aviso laranja, o segundo mais grave, durante a tarde e início da noite. Sob aviso amarelo ficam Bragança, Guarda, Setúbal, Castelo Branco e Portalegre.

Em Beja e Évora, os alertas estão em vigor até às 24:00 de sábado. Em Faro, vigora até às 21:00 de sábado.

Os distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco estão com alerta amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, até às 03:00 de domingo, enquanto no de Portalegre o alerta amarelo está em vigor entre as 15:00 e as 24:00 de sábado e no de Setúbal entre as 12:00 e as 18:00 de sábado.

No Norte e Centro, estão previstos períodos de céu muito nublado, aumentando a nebulosidade a partir do início da tarde, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e que, no interior Centro, podem ser acompanhados de trovoada.

Para domingo, prevê-se uma ligeira subida das temperaturas mínimas, mas o cenário não estará melhor no que toca à chuva. De acordo com informações disponibilizadas pelo IPMA, está previsto para o continente céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros. Previsão também de vento forte nas terras altas das regiões Centro e Sul.

E a chuva fica também na segunda-feira, sendo que o IPMA prevê também para o início da semana «uma pequena descida da temperatura mínima no litoral Norte e Centro». 

Proteção Civil lança alerta

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou também a população para a previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, no Sul e interior Centro, no sábado, e a mesma previsão para domingo no Norte e Centro.

Num aviso divulgado esta sexta-feira à noite, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dá conta de que se prevê para o fim de semana a manutenção das condições de instabilidade, com particular incidência nas regiões do Sul e interior Norte e Centro, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, nas regiões do Sul e do interior Centro, no sábado, a partir do início da tarde e até ao final do dia.

A ANPC alerta assim para as eventuais dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, a possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água em zonas vulneráveis, para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e para a possibilidade de danos em infraestruturas montadas ou suspensas.